A partir de segunda-feira (8 de maio), a campanha de vacinação contra gripe entra em sua quarta fase, onde serão imunizados 4.293 professores da rede pública e privada, além de policiais e demais profissionais ligados ao sistema prisional. As vacinas estão sendo aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) do município. Ao todo são 17 postos fixos de imunização. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.
Em Itaquaquecetuba, 14.618 pessoas já foram vacinadas contra a gripe H1N1. A campanha de vacinação segue até o dia 26 de maio.
Devem ser protegidas contra a gripe todas as crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (mulheres que ganharam neném em até 45 dias), bem como as pessoas com alguma comorbidade (doença crônica). A novidade deste ano é que policiais e professores da rede pública e privada também devem ser vacinados.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Itaquaquecetuba, a intenção este ano é vacinar um total de 53.610 munícipes, mas vale destacar que o número ainda não inclui os cidadãos que possuem alguma doença crônica, o que significa que até o final da campanha Itaquaquecetuba pode imunizar um número superior ao previsto na meta. Em 2016, foram vacinadas 72.856 pessoas em Itaquaquecetuba, incluindo as pessoas com comorbidades.
Dividida em quatro etapas, a campanha teve início no dia 17 de abril, e desde então, 5.018 crianças, 748 gestantes, 148 puérperas, 7.651 idosos e 1.053 profissionais da saúde já receberam a dose da vacina. Somado o total corresponde a 27,27% do público alvo da campanha.
O Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe em Itaquaquecetuba está programado para 13 de maio (sábado), quando a Secretaria de Saúde fará uma mobilização entre as equipes de vacinação para imunizar as pessoas acamadas que estão inseridas entre os grupos prioritários da campanha.
A primeira etapa da campanha foi voltada para os trabalhadores da saúde e pessoas com 60 anos ou mais. Gestantes, mulheres no período de pós-parto e crianças com idade entre seis meses e cinco anos começaram a ser vacinadas no último dia 24 de abril. Já a vacinação para as pessoas com doenças crônicas teve início no ia 2 de maio.
PREVENÇÃO – Além da vacina, medidas simples como higienizar com frequência as mãos e manter os ambientes arejados podem evitar a contaminação pelo vírus da gripe. Outra dica importante é utilizar um lenço para cobrir a boca ao tossir no lugar de usar as mãos. A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba também orienta que neste período é importante ingerir bastante líquido e se alimentar corretamente.