A fase eliminatória da terceira edição das Olimpíadas D+ Conhecimento da Secretaria Municipal de Educação de Itaquaquecetuba já começou. Alunos das 42 escolas da rede municipal participantes disputam seis vagas (por ano escolar) na fase final, marcada para cinco de setembro. As próximas eliminatórias acontecem em 6 de abril e 18 de maio. No último dia 23 de setembro, aconteceu a primeira decisão.

A Olimpíada D+ Conhecimento foi idealizada pela Prefeitura de Itaquaquecetuba como forma de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, estimular os alunos ao estudo da Matemática, da Língua Portuguesa e outras áreas, além de familiarizá-lo com as questões e o estilo das avaliações externas, como a Prova Brasil. Para os professores, a competição funciona como mais uma ferramenta para contribuir com o desenvolvimento do trabalho pedagógico em sala de aula.

As 42 escolas participantes foram divididas em três polos, com 14 escolas e as Olimpíadas consistem em quatro fases. Na primeira fase, os alunos recebem estudos nas diferentes áreas de conhecimento, com base na Proposta Curricular Municipal e nas diretrizes da Provinha Brasil, Prova Brasil e Avaliação Nacional da Alfabetização.

Na segunda fase, cada unidade escolar seleciona a equipe de alunos que vai representá-la nas fases seguintes. As equipes são compostas por 15 alunos, sendo o melhor aluno de Língua Portuguesa, de Matemática e de Conhecimentos Gerais do primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto anos.

Na terceira fase, as escolas disputam entre si, dentro dos polos, nas três datas mencionadas. São duas vagas, por disciplina e por turma, para cada polo. Desta forma, seis alunos do primeiro ano, seis do segundo, seis do terceiro e assim, sucessivamente, representarão suas escolas nas provas de Língua Portuguesa. O mesmo vale para Matemática e para Conhecimentos Gerais.

Para a secretária municipal de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, além de propiciar uma competição sadia e diferenciada, que estimula a ampliação do repertório de conhecimento dos alunos, o evento possui grande relevância educacional por estimular aos discentes o gosto pela pesquisa: “Além de tudo isso, a Olimpíada D+ Conhecimento também tem contribuído e muito para a elevação dos índices de referência de qualidade do ensino municipal”.