Nesta terça-feira, dia 14 de novembro, mais de 80 mulheres que frequentam o Centro de Convivência da Melhor Idade fizeram o exame de papanicolau no Centro Esportivo Municipal de Itaquaquecetuba (CEMI). A iniciativa faz parte de uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social com a Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) – São Miguel, que de forma voluntária ofertou os exames e o diagnóstico dos mesmos para o grupo de idosas que participaram da ação da mobilização desta tarde.
A previsão é que o resultado dos exames saia entre 20 e 30 dias. De acordo com os representantes da instituição de ensino presente durante a ação, caso seja encontrada alguma desconformidade em qualquer exame, a paciente terá todos os encaminhamentos realizados para que a doença em questão seja tratada o mais rápido possível.
O trabalho do grupo de professoras e alunas da Unicsul foi acompanhado de perto pela primeira dama e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Joerly Nakashima, a dona Jô, que destacou a importância das mulheres realizarem o exame anualmente.
Também participaram do evento desta tarde a vereadora Maria Aparecida Monteiro Rodrigues da Fonseca, a Cidinha Assistente Social e o coordenador do Centro de Convivência, Benny Tsugyiama.