Prosseguindo com as orientações sobre o Projeto Político-Pedagógico (PPP) – Plano de Metas Biênio 2019/2020, a Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba realizou nas dependências da Universidade Universus Veritas (Univeritas/Ung) Campus Itaquaquecetuba, uma formação continuada com os diretores das creches subvencionadas e de algumas unidades escolares da cidade.

O objetivo da ação que aconteceu na segunda-feira (11/02) foi orientar os gestores sobre o Projeto Político-Pedagógico (PPP), como um documento necessário, funcional, realizado a muitas mãos e de uso na prática diária da escola.

Composta por supervisores de ensino, a equipe de estudos, preparou essa formação específica, com base no Decreto nº 7488, de 15 de Agosto de 2017, priorizando o que deve conter o documento, tornando-o condizente com a realidade escolar e eficiente para direcionar as ações do grupo no decorrer do ano letivo.

Segundo a supervisora escolar, Vânia Cristina Silva Oliveira esta ação ao contemplar a demanda citada, finaliza o ciclo de formações continuadas sobre o PPP neste primeiro momento: “Foi uma troca de experiências, pois eram públicos distintos e de realidades incomuns, deste modo, a contribuição de cada participante foi algo extraordinário”.

A secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa ressaltou que o PPP se faz necessário. “Por ser uma construção coletiva de todos os agentes escolares bem como da comunidade local, o documento torna-se um instrumento de trabalho imprescindível à toda escola”, disse. Já a secretária de Educação, Jane Moura Santos, agradeceu a presença de todos e parabenizou os envolvidos bem como agradeceu ao gestor de Campus da Univeritas/Ung de Itaquaquecetuba, Fábio Codo por ter cedido o espaço da instituição para a realização do evento. Sobre o PPP, ela disse que ao envolver toda a comunidade escolar e a população local, concretiza-se o sentido da gestão democrática, colocando na agenda pública os anseios da população.