As escolas municipais Ítalo Adami e João Geraldo dos Santos receberam a instalação de módulos de energia solar como premiação da 2ª Gincana Cultural EDP Xô Desperdício! – Projeto Boa Energia nas Escolas – promovida pela Companhia de Energia EDP São Paulo.
A “Gincana Cultural” visa estimular a comunidade escolar a promover o combate ao desperdício de energia elétrica nas escolas, residências e na sociedade em geral, bem como reconhecer as iniciativas realizadas pelos estudantes no âmbito das escolas municipais localizadas na área de concessão da empresa de energia.
Na categoria municípios com população acima de 200 mil habitantes, Itaquaquecetuba conquistou a 1ª colocação com a EMEB João Geraldo dos Santos e a 3ª colocação com a EMEB Ítalo Adami.
Ambas as escolas receberam módulos contendo oito painéis e um sistema inovador de captação e distribuição de energia, que em alguns casos pode gerar uma economia de mais 70% nas contas de luz.
De acordo com o gerente de projetos da empresa Sunergia, Renato Camargo, responsável pela instalação do sistema nas escolas, toda comunidade ao redor da unidade escolar será beneficiada pelo sistema.
“A energia solar é o futuro da energia no Brasil e no mundo e ter esse sistema na escola já coloca as crianças diante do sistema mais moderno que existe, influenciando pais e familiares”, comentou o gerente.
Para o diretor da escola Ítalo Adami, Jaudir Pereira, o trabalho de conscientização sobre o bom uso da energia já é trabalhado em toda rede de ensino do município.
“As escolas municipais de Itaquaquecetuba já trabalham esse tema do bom uso da energia durante o ano, por isso temos conquistado bons resultados nas atividades promovidas pela EDP São Paulo. É importante ressaltar o apoio do prefeito Dr. Mamoru Nakashima, do secretário de Educação, Fabiano Novais, pais e alunos”, disse Pereira.
De acordo com a diretora da escola João Geraldo, Angelita Maria Souza, o projeto buscou envolver a comunidade escolar a promover o combate ao desperdício de energia elétrica nas residências, bem como reconhecer as iniciativas realizadas pelos nossos alunos como protagonistas da conscientização ao desperdício da energia elétrica foi.
“O trabalho foi de excelência e muito qualitativo para a nossa Comunidade Escolar. As professoras realizaram a ação com total apoio coordenadoria pedagógica, professores e alunos”, comentou a gestora.