A Feira da Saúde, promovida pela Univeritas em parceria com a Prefeitura de Itaquaquecetuba no último sábado (24), no campus da universidade, realizou 367 procedimentos. Cerca de 50 pessoas, entre funcionários e alunos da universidade, além de servidores da prefeitura, estiveram envolvidos na ação que teve duração de seis horas.

Haviam stands espalhados pelo campus que davam informações nutricionais para controle da pressão arterial, dicas de saúde bucal com a entrega de kits de higiene, orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis com entrega de preservativos e orientação sobre o descarte correto de medicamentos. Enquanto isso, na rua lateral do campus, ocorria a vacinação contra a Covid-19 pelo drive-thru.

Segundo Alexandre Luiz Affonso Fonseca, coordenador geral de Saúde de Itaquaquecetuba, eventos como esse são importantes para a saúde pública e coletiva do município porque é justamente onde é possível promover educação em saúde.

O coordenador explica que a partir do momento que transformamos informação em conhecimento, a adesão da população aos tratamentos é maior. “Dar orientação de nutrição saudável, de saúde bucal, da importância das doenças sexualmente transmissíveis e da disponibilidade dos testes faz com que a população possa aderir melhor a essas informações, transformar em conhecimento e melhorar os indicadores de saúde de forma geral.”

Outros eventos como esse estão programados para acontecer na cidade. “Seguimos respeitando o cenário sanitário com relação à Covid-19 na cidade, mas a partir do momento que tivermos uma disponibilidade maior com o avanço da vacinação, vamos aumentar a possibilidade de realizar esse tipo de evento que fale de ação e educação em saúde”, finalizou.