Nesta segunda-feira (13 de novembro) as gestantes atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Marengo foram convidadas a participar das orientações do projeto “Nascer Feliz”, que dessa vez abordou o tema “Direito de Família”, com a advogada Fabiana Costa. Na oportunidade, a palestrante falou sobre reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia, entre outros assuntos ligados aos direitos do bebê e da família.

A atividade foi acompanhada pela primeira dama e secretária de Políticas para Mulheres, Joerly Nakashima, a dona Jô, pela adjunta da pasta, Simone Soares, e a técnica da secretaria e uma das responsáveis pelo projeto, Lilian Pereira.

No final da palestra dona Jô entregou para as gestantes que concluíram a sua participação no projeto um enxoval com diversos itens para recém-nascidos, incluindo manta, casaquinho, par de sapatos, toucas, body, macacão, meias, sabonete, creme para assaduras, fraldas descartáveis e lenços umedecidos.

De acordo com a primeira dama, a iniciativa visa atender as primeiras necessidades do neném ao nascer e os kits foram doados para o Fundo Social através de uma parceria feita por ela com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Estaca Itaquá, que angariou as peças com a campanha “Mãos que ajudam 2017”.

O “Nascer Feliz” é voltado para as gestantes em situação de vulnerabilidade social e atendidas pela rede municipal de saúde. Realizado através das Secretarias Municipais de Políticas para Mulheres, Desenvolvimento Social e de Saúde, o projeto prevê quatro encontros com palestras e oficinas com especialistas, visando à orientação das gestantes sobre a importância do pré-natal, do acompanhamento médico durante a gravidez e outras dicas de saúde, além de temas voltados para áreas da direito social, assistência social e empregabilidade.

“Nosso foco é levar informação para as mãezinhas e dicas importantes. Aproveitamos também para orientá-las quanto aos seus direitos. Ao concluirmos essa etapa, as gestantes recebem um pequeno enxoval para o neném, no entanto, o objetivo maior é prepará-las para etapa que estão vivendo”, explicou Joerly.

Grávida de sete meses e ansiosa para a chegada do primeiro filho, que se chamará Caio, Cristiane Oliveira, disse estar muito feliz pela oportunidade de participar do projeto.

“Sou mãe de primeira viagem, demorei 15 anos para engravidar e fiquei feliz em receber todas essas informações aqui no posto do Marengo. Me sinto muito mais preparada para cuidar do meu bebê e mais segura por terem me apresentado os meus direitos”, afirmou a gestante.

A programação de ações do “Nascer Feliz” para o mês de novembro segue a todo vapor pela cidade. Nesta terça-feira, 14 de novembro, haverá palestra na Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Nicea, às 10 horas. Na próxima semana as ações terão continuidade na USF do Jardim América e na USF Miray, nos dias 22 (14 horas) e 24 (14 horas), respectivamente.

Mais informações sobre o projeto e como participar do mesmo podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres no telefone 4753-5291.

PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO DO PROJETO “NASCER FELIZ”

14/11 USF Jardim Nicea – 10h – Palestra: “Empregabilidade”

22/11 UFS Jardim América – 14h – Palestra: “Empregabilidade”

24/11 USF Miray – 14h – Palestra: “Direito de Família”

28/11 UBS Morro Branco – 10h – Palestra: “Assistência Social”

29/11 USF Jardim Nicea – 10h – Palestra: “Direito de Família”

29/11 USF Jardim America – 14h – Palestra: “Direito de Família”

23/11 UFS Piratininga – 09h – Palestra: “Direito de Família”