Há poucos dias, o município de Itaquaquecetuba foi contemplado com a disponibilidade de cursos profissionalizantes virtuais, de curta duração, por meio do programa estadual denominado “Via Rápida”. Serão oferecidas 20 vagas para cada curso, totalizando 120 munícipes beneficiados que, além da capacitação online também serão agraciados com bolsa auxilio, no valor de R$ 210,00 reais

O beneficio é fruto dos esforços do poder executivo (por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEMDE) em firmar parcerias diversas com o governo estadual e faz parte da primeira iniciativa dentro do programa municipal denominado “Qualifica” que, dentre outros, tem por objetivo “oferecer cursos gratuitos de capacitação profissional e tecnológica a jovens e adultos proporcionando oportunidades de qualificação e requalificação em diversas áreas, a fim de desenvolver diversas habilidades estimulando o aprendizado”.

“Operador de Caixa”, “Operador de Telemarketing”, “Almoxarife e Estoquista”, “Assistente Administrativo”, “Assistente Contabil”, “Assistente de Credito” e “Assistente de Cobrança” serão os cursos oferecidos nesta primeira empreitada.

Em virtude do período de quarentena (Decreto 7919/2021), os candidatos poderão realizar pré-inscrições clicando aqui e em demais plataformas virtuais vinculadas à prefeitura.

Feito isso, haverá convocação dos candidatos para formação das turmas, sendo selecionados a partir dos critérios definidos pelo programa: ordem de inscrições (definida por dia e hora da efetivação da mesma); jovens e adultos a partir de 16 anos; domiciliados em Itaquaquecetuba; alfabetizados; cidadãos desempregados e aqueles que possuírem escolaridade mínima ou condições especiais, exigidas para determinado curso, quando for o caso.
“Uma das preocupações do prefeito Eduardo Boigues é exatamente a questão da qualificação profissional da mão de obra local e, neste sentido, buscamos o auxílio do Governo do Estado que prontamente nos atendeu com a oferta destas capacitações que, certamente, serão de grande valia aos munícipes beneficiados”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dávila.
Vale ressaltar que esta é apenas a primeira de muitas outras iniciativas pretendidas pela atual gestão municipal no sentido de promover ações que facilitem o acesso do cidadão de Itaququecetuba ao mercado de trabalho.