Na manhã desta sexta-feira (10/08), a Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), por meio do Departamento de Coordenadoria Pedagógica, em parceria com o Moviecom Cinemas, no Páteo Itaquá, realizou uma palestra ministrada pelo professor Douglas Dantas que é consultor pedagógico, nas dependências da sala 3 do referido cinema.

O tema da ação foi Taxonomia de Bloom e a Secretaria de Educação informou que objetivo principal foi ofertar a formação continuada aos profissionais da educação, conforme estabelece as leis vigentes bem como apresentar um tema bastante complexo e provocador para que numa ação multiplicadora seja transmitido aos demais professores nas reuniões de HTPC.

Presente ao evento, a secretária de Educação, Jane Moura Santos, agradeceu a presença de todos “Quero parabenizar o professor Douglas pela parceria em efetuar esta ação de enorme relevância para nossos professores, também parabenizo os técnicos do Departamento de Coordenadoria Pedagógica pela execução da ação e, sobretudo vocês professores que trabalham na linha de frente com nossas crianças,”. Jane agradeceu ainda o prefeito Dr. Mamoru Nakashima e a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, pelo irrestrito apoio e responsabilidade junto ao nosso município, bem como aos parceiros da Moviecom Cinema por conceder o uso de uma das salas da instituição.

A pasta de Educação explicou que a Taxonomia de Bloom do Domínio do Cognitivo é estruturada em níveis de complexidade crescente – do mais simples ao mais complexo – e isso significa que, para o desenvolvimento de uma nova habilidade pertencente ao próximo nível, habilidades essenciais (para esta nova) do nível anterior precisa estar em desenvolvimento ou ter sido desenvolvida. Só após conhecer um determinado assunto alguém poderá compreendê-lo e aplicá-lo. Nesse sentido a taxonomia proposta não é apenas um esquema para classificação, mas uma possibilidade de organização hierárquica dos processos cognitivos de acordo com níveis de complexidade e objetivo do desenvolvimento cognitivo desejado e planejado.