Desde o mês de novembro, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) e Secretaria Municipal de Segurança Urbana estão realizando as formaturas dos alunos do “Programa Sementinha” do Grupo Unido de Apoio na Ação de Resistência às Drogas (Guard).

A ação é uma parceria entre ambas as secretarias por meio da Assessoria de Projetos Educacionais da Semecti e do Grupo Unido de Apoio na Ação de Resistência às Drogas (Guard) sob a coordenação do Guarda Civil Municipal (GCM) Fábio Manoel, além dos GCMs instrutores José Aquino de Miranda, Joel Benjamim da Silva e Jéssica Gomes Frederico Nunes.

O objetivo do programa é informar e orientar os alunos participantes da ação, das escolas municipais de Itaquaquecetuba por meio de palestras para os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Deste modo, conforme a proposta do programa, mostrar os prejuízos que as drogas causam e ensinar as habilidades necessárias para os alunos se manterem longe desse mal é o foco.

Durante as palestras são feitas atividades de motivação, apresentações audiovisuais e de teatro para que os estudantes evitem o assédio de usuários e traficantes de drogas.

Neste segundo semestre já foram realizadas as formaturas na EMEB Ítalo Adami (14/11), EMEB Prefeito Gentil de Moraes Passos (21/11), EMEB Dr. Aristides Jacob Álvares (28/12), EMEB Virgílio Marinho (6/12) e finalizando este ciclo a última escola a realizar o evento será a EMEB Vereador Antônio Gallego no dia 13/12, às 9h, à rua: Porto Alegre, 145 – Jardim Anita. Foram atendidos em torno de 500 alunos, pelo Programa Sementinha neste segundo semestre.

Segundo a secretária adjunta de Educação Verônica Cosmo Barbosa, o Programa do GUARD, têm colaborado muito com a educação preventiva sobre a questão das drogas entre as crianças. “Hoje como sabemos este assunto é um mal que têm assolado a sociedade e pelo processo da educação preventiva é um dos caminhos que podemos combater essa ações negativas”, concluiu Verônica parabenizando toda equipe do Projeto Sementinha  da GUARD e todas as comunidades escolares envolvidas.

Já a secretária de Educação, Jane Mora Santos agradeceu a parceria com a Secretaria de Segurança Urbana pelo desenvolvimento do Projeto Sementinha pelo GUARD, e todas as escolas participantes: “Toda a forma de combate às drogas é bem vinda, nesse sentido o projeto ajuda e muito a esclarecer o mal causado pelo uso de drogas às nossa crianças”.