A noite de quarta-feira (19) foi marcada por momentos emoção, reencontros e alegria. Tudo isso por conta da entrega do prêmio “Profissionais de Destaque – 2018”, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti).

Realizado por meio da Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos no Salão Perez, contou com a presença da secretária de Educação, Jane Moura Santos, da secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, que conduziu o evento como a Mestre de Cerimônia, do secretário de Finanças e Saúde, William Harada, professores escolhidos pelas 98 Unidades Escolares (U.E.), Equipe Gestora também de todas as Escolas Municipais e Equipes Técnicas da Semecti.

O evento teve como objetivo entregar medalhas de participação aos finalistas e troféus aos Docentes Destaques de 2018 de cada segmento, bem como medalhas aos finalistas e uma placa de agradecimento a uma Equipe Gestora, representada por um diretor de cada segmento, como forma de agradecimento a todos os demais gestores do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba.

No caso dos professores, de acordo com o Núcleo de Formação, Acompanhamento Pedagógico e Avaliação, os critérios foram delineados com base na descrição das atribuições do professor, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 9394/96, Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução 5/2009 e Resolução 7/2020), Lei Municipal Complementar (280/2015). Para a escolha foram considerados os seguintes critérios: 1 – Ações pedagógicas inovadoras; 2 – Desenvolvimento de projetos de iniciativa própria; 3 – Evolução dos alunos de sua turma (com base planilhas de sondagem, fichas de acompanhamento e avaliação); 4 – Participação nas ações e projetos escolares; 5 – Articulação de momentos e incentivo a participação dos pais, alunos e comunidade em eventos e projetos; 6 – Cumprimento de prazos e entrega de documentações solicitadas.

Cada Escola elegeu um professor do ensino regular no primeiro momento e encaminhou o nome à Semecti. No segundo momento cada supervisor escolheu um professor de cada escola do seu roteiro referência, estes finalistas que receberam as medalhas e por fim, Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos e Gabinete da Secretária elegeram o representante final.

Cabe ressaltar que os professores especialistas (educação física, artes, educação especial), além dos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), finalistas foram escolhidos pelo Núcleo de Formação, Acompanhamento Pedagógico e Avaliação, por atuarem diretamente com esta equipe referência.

Já a escolha da Equipe Gestora foi baseada em critérios estabelecidos por Heloísa Lück, do Centro de Desenvolvimento Humano Aplicado (Cedhap) em Curitiba, PR, por Maura Barbosa, consultora da revista Nova Escola Gestão Escolar de São Paulo, por Gisela Wajskop e por Maria Cristina Nogueira Bareli, do Instituto Singularidades, em São Paulo, SP, e Rosa Hashimoto, consultora em Educação, em Salvador, BA.

Foram levados em conta os seguintes aspectos do gestor: 1 – Tempo de Atuação; 2 – Competências de Planejamento; 3 – Competências de Liderança; 4 – Competências Pedagógicas; 5 – Competências Administrativas; e 6 – Administração de Conflitos. Além disso, foram consultados alguns Departamentos da Semecti (Coordenadoria Pedagógica, Documentação e Prestação de Contas) para a indicação final do gestor representante do roteiro. Após esta escolha, a Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos e Gabinete da Secretária elegeram o representante final.

Todos os convidados foram recepcionados pela equipe de supervisores da Semecti, e em seguida iniciou-se o processo de premiação. A secretária adjunta de Educação, na condição de cerimonialista explanou o objetivo do evento e parabenizou a todos pelo excelente trabalho realizado durante todo o ano. Já a secretária de Educação, também parabenizou todos os presentes: “Todos que aqui estão já são vencedores, pois o desempenho profissional de cada um não tenho dúvidas que foi o melhor”.

A diretora da EMEB Village, profª Márcia Staquecini, recebeu um troféu especial pela referida unidade escolar ter tido a melhor nota do município nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Na sequencia todos os Departamentos e Setores da Semecti, por meio de seu representante, receberam uma homenagem das secretárias de Educação, como forma de agradecimento pelos serviços prestados durante o exercício de 2018. E na sequência, por categoria foram convidados para receber a medalha de “Destaque Profissional – 2018” da Semecti, e em seguida anunciados os vencedores de cada categoria:

  • Educação de Jovens e Adultos: profª Sebastiana Mirian Teixeira – EMEB Guilherme Donizete da Silva dos Santos.
  • Educação Especial: profª Shirley Aparecida Silva Alves – EMEB Guilherme Donizete da Silva dos Santos.
  • Especialistas em Arte: profª Sandra R. Calistrato Nakagawa – EMEB Dr. Aristides Jacob Álvares.
  • Especialistas em Educação Física: profª Marta Duarte – EMEB Floro da Silva.
  • Professores de Creche: Andreia Felix – UEB Constabile Pacoale.
  • Professor da Educação Infantil: Elaine Isaac – EMEB Profª Maria Emília.
  • Professor do Ensino Fundamental: Adriana Zanini – EMEB Antônio Galego e Laudicéia Burigatto – EMEB Eng. Chiozo Kitakawa.
  • Equipe Gestora de Creche Subvencionada: Andressa Rufino dos Santos – Creche Miguel Alves Pereira.
  • Equipe Gestora de Creche Municipal: Thelma Carrari – Creche Natálio Roberto Andreotti.
  • Equipe Gestora de Escola de Educação Infantil: Marisa de Ávila – EMEB Nicolino Faustino de Souza.
  • Equipe Gestora de Escola de: Eliana Glébia – EMEB José Marinho Ferreira, Edna Andrade e Claudinei de Morais – EMEB Shozayemon Setokushi.

Finalizando o evento, a Equipe da Semecti realizou uma homenagem especial, às secretárias, Verônica Cosmo Barbosa e Jane Moura Santos e ao secretário de Finanças e Saúde William Harada pelo irrestrito apoio.