A prefeitura de Itaquaquecetuba (por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico – SEMDE) oferece a capacitação denominada “Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC”, destinada aos servidores públicos municipais.

Em 2007, os servidores das pastas de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Saúde já passaram pela capacitação que acontece uma vez por semana.

O objetivo é capacitar os funcionários públicos visando uma maior presteza e agilidade dos procedimentos cotidianos (em departamentos públicos tais como: unidades escolares e postos de saúde, por exemplo), por meio do acolhimento adequado de questionamentos, reclamações ou sugestões dos usuários, facilitando a comunicação entre a prefeitura e os munícipes.

A referida oficina é ministrada pelos instrutores Ednilson Rodrigues e Maria de Lourdes Souza que, dentre outros, abordaram os seguintes assuntos: conceitos básicos de atendimento, gestão de serviços, canais para ouvir o cidadão, qualidade na prestação do serviço, processos de comunicação, planejamento e aspectos comportamentais.

“Ao capacitar os servidores, nosso intuito é melhorar a qualidade do atendimento prestado em unidades e departamentos públicos municipais, diminuindo as distâncias entre a prefeitura e os cidadãos itaquaquecetubenses”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jorge Asato.

Vale lembrar que o projeto pioneiro ocorreu com sucesso há cerca de 02 anos e, em 2017, o intuito dos organizadores é de que a referida oficina seja oferecida à todo quadro de servidores das secretarias ativas no município atualmente.