Compreendendo que escola deve ser sempre um local que promova múltiplas formas de aprendizado e que ultrapasse os muros da Unidade Escolar visando aprimorar e desenvolver cada vez mais o processo de formação dos alunos, a EMEB Joaquim Perpétuo realizou na terça-feira, 21, com os alunos dos quartos e quintos anos, uma atividade prática ao levar os estudantes para conhecerem as dependências da Fábrica Ibirá, especializada na produção de mangueiras flexíveis, localizada em Itaquaquecetuba. Acompanhando o grupo além dos professores, esteve presente o diretor da escola, Márcio José de Jesus.
De acordo com o diretor, ao chegarem à indústria, os alunos foram recepcionados por uma equipe muito bem preparada que proporcionaram às crianças conhecer todos os setores da empresa e o passo a passo da produção dos mais variados tipos e finalidades de mangueira. “E, além de todo aprendizado, ainda saborearam um delicioso lanche. Os colaboradores da empresa afirmaram que para eles foi uma experiência ímpar, já que foi a primeira vez que receberam um grupo de alunos.”
Márcio explicou ainda que as aulas diferenciadas como esta estimulam e ampliam novos conhecimentos significativos na vida de cada um, aliados aos conteúdos acadêmicos abordados em sala de aula. Inclusive a professora Luciane de Oliveira Silva realizou com sua turma um seminário sobre reaproveitamento de materiais e, com esta visita, puderem ver in loco como se faz.
Já a professora Maria Luiza de Menezes Morikawa salientou que foi uma possibilidade de ampliar os conhecimentos empreendedores e que é fundamental para a formação de cidadãos com caráter e responsabilidade profissionais. A professora Lúcia Florentina ressaltou que todos foram envolvidos na atividade. A professora Luciana Mendes das Neves, frisou que os alunos demostraram muito interesse, ficando encantados com o processo de fabricação e com o produto final.
Para o secretário de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba, Fabiano de Oliveira Novais, práticas educativas que desenvolvam o aspecto da cidadania é muito importante para a formação das crianças e está fundamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).