Na tarde de terça-feira (21/08) foi realizada a Mostra do Projeto Ecoviver/2018 em três escolas municipais de Itaquá – EMEB Ver. Antônio Rodrigues Galego, EMEB Prof. Paulo Nunes, e EMEB Ver. João Marques. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti) com a Ecorodovia, viabilizado por intermédio do Ministério da Cultura. O Projeto é desenvolvido pela Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos com apoio do Departamento de Coordenadoria Pedagógica.
O evento faz parte do cumprimento da segunda etapa do referido projeto, que tem por objetivos sensibilizar professores e alunos de escolas públicas para despertar um novo olhar acerca do território em que vivem; fomentar a reflexão e o debate sobre as questões da atualidade; despertar o sentido de pertencimento e estimular o exercício da cidadania; proporcionar intervenções artísticas na escola, comunidade ou bairro, estimulando a criatividade e fomentando a arte e a cultura.
Criado em 2006, viabilizado pelo Ministério da Cultura e patrocinado pelo Grupo EcoRodovia, o ‘Projeto Ecoviver’, transforma alunos e professores, mediado pela linguagem das artes cênicas, por meio do desenvolvimento de atividades culturais, como oficinas e mostras artísticas, gerando reflexão, senso crítico e mudança de comportamento, tendo como foco o meio ambiente.
O Projeto Ecoviver envolve professores, alunos e comunidade de escolas públicas dos municípios dos Estados – Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. E, desde o ano de 2017, atende também os Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro. A equipe do Projeto Ecoviver tem como coordenadora pedagógica responsável pela cidade de Itaquaquecetuba, a professora Elaine Lopes.
De acordo com a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, a parceria se mantém no município há 8 anos, possibilitando o estímulo à mudança de hábitos e comportamentos em relação ao meio ambiente, por meio de ações educativas mediadas pela linguagem artística do teatro.
A secretária de Educação Jane Moura dos Santos agradeceu a participação de todas as escolas bem como parabenizou os protagonistas na ação. “Nesse sentido todos gostam muito de desenvolver atividades do gênero, pois a metodologia é realizada de forma prazerosa e interativa,” disse a profissional.
As mostras nas escolas prosseguirão conforme a seguinte agenda:
- 22/8/2018 – Quarta-feira
9h – EMA Escola de Educação Ambiental “Nelson Barreto (Rua: Cabrália Paulista s/n. – Bairro da Estação – Parque Ecológico).
9h30’ – EMEB Santino Hayashi Hamano (Rua: da Granja, 420 – Jardim Santa Rita).
11h – EMEB Jornalista Roberto Marinho (Rua: Padre Azevedo, 51- Jardim Carolina)
- 23/08/2017 – Quinta-feira
9h – EMEB Guilherme Donizete da Silva dos Santos (Av. Pedro da Cunha Albuquerque Lopes, 2558 – Perobal).
11h – EMEB Ítalo Adami (Rua Santa Catarina, 300 – Morro Branco)
13h – EMEB Ver. Augusto dos Santos (Rua: Cabrália Paulista s/n. – Bairro da Estação – Parque Ecológico).
- 24/08/2017 – Sexta-feira
15h – EMEB Prof. Aurelino Leal (Rua Distrito Federal, 232 – Vila Ercília).
16h30’ – EMEB Ver. João Marques (Rua Olavo Bilac, 121 – Jardim Altos de Itaquá).
18h – EM. Profª Olívia Aparecida da Silva Costa Guglielmo (Estr. da Água Chata, 665 – Parque Piratininga).