Unidade atende 64 bairros

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba reinaugurou, nesta semana, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Morro Branco, o primeiro do país a contar com um espaço dedicado à primeira infância integrado ao atendimento do programa Criança Feliz, do Governo Federal.

A inauguração contou com a presença de famílias atendidas pela unidade, vereadores, secretários e do prefeito Eduardo Boigues. A importância da unidade é ressaltada pela ampla cobertura, já que atende famílias de 64 bairros.

“Temos o primeiro CRAS do Brasil a ter um espaço para a primeira infância. Existem projetos para que ele seja levado a nível nacional, mas nunca antes havia sido colocado em prática. Itaquá agora é referência para outras cidades”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Gabriel Rocha.

A infraestrutura foi planejada para proporcionar um ambiente acolhedor e funcional. Além de salas de atendimento particular e em grupo, o local dispõe de brinquedoteca, espaço multiuso e salas administrativas. O destaque fica por conta do parque naturalizado que vai promover o desenvolvimento lúdico e saudável das crianças.

“Esse equipamento que estamos entregando com muito carinho para a comunidade é fruto do trabalho de pessoas técnicas e responsáveis, que usam o dinheiro público para mudar vidas, como esse CRAS vai fazer. Itaquá segue no rumo da transformação, com novos equipamentos, melhores condições de trabalho e, principalmente, com mais amor e respeito à população”, completou o prefeito.

CRAS

Além do CRAS Morro Branco, localizado na avenida Ítalo Adami, 2.023, no Morro Branco, Itaquá possui mais quatro unidades em regiões estratégicas da cidade, onde também serão implantadas áreas dedicadas à primeira infância.

Os equipamentos atendem famílias em situação de vulnerabilidade social, sendo a porta de entrada ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Elas são atendidas por assistentes sociais e psicólogos para identificar suas necessidades.