A Prefeitura de Itaquaquecetuba (por meio da Secretaria Municipal de Saúde) e a Pastoral da Criança através de uma parceria estão ampliando o trabalho de assistência as gestantes do município.  O objetivo dessa iniciativa é garantir que a mãe e o bebê tenham o acompanhamento necessário nas unidades de saúde da cidade durante todo o pré-natal e após o nascimento da criança.

O trabalho em conjunto teve inicio na UBS Marengo e atualmente atende outras nove regiões do município, o que representa dez núcleos formados por representantes da pastoral  treinadas pela rede de saúde para dar apoio as gestantes, visando que ela não abandone o pré-natal e tenha uma gestação saudável para o bem estar dela e do bebê.

Além disso, a parceria tem contribuído para acompanhamento das situações de vulnerabilidade social, bem como os casos de gestação precoce, indicações em relação ao parto das gestantes, o ingresso na maternidade no momento de ganhar o neném, entre outras questões.

“A gestão municipal tem trabalhado para atender da melhor forma possível as gestantes de Itaquaquecetuba, seguindo inclusive o protocolo da Rede Cegonha, que foi implantado no município segundo os critérios do Ministério da Saúde. Entendemos que neste período é preciso redobrar a atenção e oferecer para a mãe e a criança, toda a estrutura que a rede disponibiliza”, comentou o prefeito Dr. Mamoru Nakashima.

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres oferece ainda por meio do projeto “Nascer Feliz” palestras, oficinas e orientações para as mamães nas unidades básicas de saúde.  “Entre os temas abordados durante as atividades estão: direito de família, amamentação, pré-natal, cuidados com o bebê, planejamento familiar e muito mais”, afirma a secretária de Políticas para Mulheres, Joerly Nakashima.